Inspirações para os sentidos
inspirado em Annie e Nancy Meyers
Eu adoro os cenários de Nancy Meyers, e já me referi à eles algumas vezes por aqui e em detalhes neste texto. É difícil escolher um filme dela que seja o meu preferido… talvez eu tenha um top três envolvendo: Parent Trap, Father of the Bride e Baby Boom. O que eu amo nos filmes, além das histórias, são os cenários e os figurinos, que acabam por refletir o gosto pessoal da diretora e roterista, como podemos perceber vendo sua casa neste post da Revista Architectural Digest.
A filha de Nancy, Annie, tem um perfil no Instagram no qual ela compartilha a reforma de uma casa, chamado This Oak House. Neste perfil, é possível ver diversos desenhos do arquiteto com propostas para a casa além de uma curadoria de inspirações e updates da reforma. É uma graça!
Ontem, numa sessão de “Ask me anything” (pergunte-me qualquer coisa) junto de sua mãe, as respostas foram tão interessantes, que resolvi fazer um post de inspirações para os sentidos baseado nelas!
As perguntas foram as mais variadas. De perguntas sobre filmes à última compra que elas fizeram e que valeu a pena. A respeito da casa, duas me chamaram a atenção. A primeira foi: “Qual a peça mais impactante para se investir numa casa?” Elas responderam que era Arte, mas que não deveria ser algo caro, e sim algo que a pessoa ame. Também perguntaram o que definia “Casa” para elas, ambas responderam: “Família!” Eu achei isso tão lindo!
Bom, vamos às inspirações:
Visão: Aqui cabem duas respostas que eu amei!
(1) A resposta dela para “Flor preferida para plantar em casa” a resposta foi uma foto que identifiquei como sendo Hortênsias (French hydrangea).
(2) Outra pergunta interessante foi: Qual o filme preferido antes dos anos 1960? Para Nancy é “The Philadelphia Story”, Já para Annie é “Bringing up Baby”.
Os dois são Rom-Coms O primeiro dos anos 40 e o segundo do final dos anos 30, ambos com Katharine Hepburn e Cary Grant. The Philadelphia Story está disponível para algar no Prime Video e Apple TV. Bringing up Baby está disponível para streaming no Hbo Max.
Olfato: Uma pergunta que eu amei, pois sou curiosa pela preferência olfativa das pessoas: “Vocês têm uma vela preferida para a casa?” - A resposta foi: A vela Tuberose da diptyque
Eu amo as velas da Diptyque, que perfumam mesmo sem estar acesas, e acho que a tuberosa tem uma presença tão marcante! Aqui no Brasil é possível comprar via Farfetch, ou na Dominique Beauté.
Uma curiosidade: é a mesma vela que compunha o décor de uma das fotos da Meghan Markle em evento online durante a pandemia.
Audição: Sabe quando uma frase tem som? Pois bem… Perguntaram se elas citam os diálogos de Parent Trap tanto quanto os fãs. A resposta foi uma frase do filme, de Hallie Parker que é “I have a brilliant Beyond brilliant idea!”, que na verdade é uma frase de George Banks, personagem de Steve Martin em Father of the Bride (O pai da noiva).

Tato: A ideia de fazer um inspirações para os sentidos baseado nas respostas delas foi quando eu vi esta resposta aqui: “Se tivessem que comprar um único livro de design, qual seria?” - A resposta foi o livro Three Houses de Rose Tarlow. Segundo a descrição do livro, a decoradora perdeu a casa na qual cresceu em um incêndio. Este livro é um mix de memórias e inspirações de design pois nos revela 3 casas da família da decoradora, em diferentes lugares. Fiquei curiosa para conhecer e achei interessante pois eu senti uma certa influência no estilo das casas dos filmes de Meyers.
Paladar:
Perguntaram se Nancy aprendeu a fazer croissants de chocolate para o filme “Simplesmente Complicado”, no qual Meryl Streep tem uma padaria. Nancy respondeu o seguinte: “Eu assisti a Meryl ser ensinada a fazer, mas eu mesma ainda preciso tentar fazer e, honestamente, a quantidade de manteiga meio que me assustou”.
Para fechar essa edição curtinha e compacta, eu até tentei procurar uma receita de croissant de chocolate, mas, realmente, a quantidade de manteiga assusta. Melhor sugerir uma volta pelo bairro com uma paradinha na Boulangerie mais próxima para apreciar um.
Até breve!
como não amar Nancy Meyers! Além de "O Pai da Noiva" e "Presente de Grego", tem "O que as mulheres gostam" e "O amor não tira férias". São filmes charmosos e envolventes, simples e tão "cozy".
Adorei!